O que é cartão de crédito consignado?
Esta alternativa é realmente considerada como uma linha de crédito mais acessível em comparação com um cartão padrão. Entretanto, o produto é direcionado para um conjunto mais específico de usuários formado por: servidores públicos (incluindo funcionários das Forças Armadas), aposentados e pensionistas do INSS, considerando que tenham limite na margem consignável.
Apesar de as taxas deste tipo de cartão serem até cinco vezes menores do que no cartão de crédito comum, é necessário estar sempre atento para pagar a fatura dentro do prazo correto e não se endividar. Desta forma, para adquirir o cartão consignado é importante ter uma fonte de renda fixa que tenha associação com um ou mais bancos.
Vantagens do cartão de crédito consignado
- Não possui anuidade;
- É possível realizar saques em dinheiro de 90% do limite do cartão;
- Algumas bandeiras do cartão oferecem programas de pontos;
- A fatura apresenta descrição dos locais de compra, data e outros dados relevantes;
- Caso o usuário não pague o valor total da fatura, apenas 5% é descontado do salário;
- Prazo de 72 meses para quitar o crédito;
Desvantagens do cartão de crédito consignado
- Juros maiores do que o empréstimo consignado;
- Algumas operadoras cobram taxa de emissão do cartão de crédito consignado;
- Pagamento mínimo do cartão é descontado automaticamente do salário ou benefício;
- Maior chance de endividamento, se o usuário não souber controlar os gastos;
Comparando: cartão consignado X convencional
As maiores diferenças entre essas duas possibilidades de crédito são: a taxa de juros e o prazo para pagamento. O cartão de crédito consignado apresenta um custo menor, pois o banco garante o pagamento do empréstimo, justamente por descontar o valor mínimo da remuneração ou benefício mesmo antes dele cair na conta.
Já quando se trata do período de tempo para pagamento, o cartão consignado pode conceder até 50 dias para quitar as demandas. Por outro lado, no cartão comum, esse prazo pode chegar a 35 dias apenas.
Outros aspectos distintos entre os dois que vale ressaltar, são: com o cartão consignado, o interessado não precisa ser correntista no banco onde pediu o crédito e não há consulta ao SPC ou Serasa.
Como posso solicitá-lo?
Após ter lido até aqui, você identificou que esse produto financeiro se relaciona com o seu perfil orçamentário? Então, para solicitá-lo é necessário apresentar os seguintes documentos: RG ou CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço, ambos atualizados. Depois, é só aproveitar os benefícios!